A importância do ambiente de trabalho: Saiba como melhorar

A importância do ambiente de trabalho: Saiba como melhorar

Redator

Introdução

importância ambiente de trabalho
Getty Images

A importância do ambiente de trabalho é um tema que sempre deve se levar em conta, independente do tamanho da sua empresa.

Recentemente, um estudo da Robert Half International descobriu que o ambiente de trabalho é o fator mais importante que contribui para a satisfação do funcionário, e, consequentemente, para uma alta produtividade.

Portanto, um ambiente com fatores de negatividade, como por exemplo, falta de interação social, alta taxa de rotatividade, bullying são indicativos que alguma coisa precisa mudar.

Ambientes de trabalho negativos sufocam a criatividade e a originalidade. Os funcionários ficam com receio de propor novas ideias, portanto, a empresa acaba por sofrer com a falta de imaginação e relutância em mudar ou inovar.

A negatividade é contagiosa, o que torna o ambiente de trabalho ruim, consequentemente, isso acabará por destruir o seu negócio de dentro para fora. Contudo, do mesmo jeito que a negatividade é contagiosa, a positividade também o é.

Enfim, a melhor maneira de assegurar o sucesso do seu empreendimento é incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho.

Como, portanto, alcançar esse ambiente de trabalho positivo?

Ambiente Físico

O ambiente físico é um fator de importância do ambiente de trabalho que deve se observar cuidadosamente. Nós, da Timework, por exemplo, compreendemos essa importância da estrutura física, e construímos nossas instalações tendo esses benefícios de estruturação do espaço físico em mente.

Um local limpo e sem muita desordem permite que os funcionários se concentrem em seus objetivos. Igualmente, janelas e persianas permitem que a luz entre, e, além dos benefícios para a saúde, também melhora a atmosfera e, consequentemente, aumenta a criatividade de todos.

Do mesmo modo, um espaço aberto promove a comunicação em grupo e ajuda a construir relacionamentos entre os funcionários.

Enfim, a estruturação do ambiente físico pode levar à comunicação interpessoal e ao crescimento do espírito de equipe. Ambos são de grande de importância no ambiente de trabalho.

Comunicação e Trabalho de Equipe

Construir um espírito de equipe entre os membros da empresa é um dos principais fatores que contribuem para uma melhor produtividade, pois permite, enfim que as decisões sejam tomadas de maneira equilibrada e eficaz.

Para construir um espírito de equipe é necessária uma comunicação mais aberta entre os membros através de interações mais ativas. Isso permite que a cultura de convivência da empresa se torne saudável, e, enfim, estimule o diálogo.

Os funcionários sentem, portanto, segurança em fazer perguntas, compartilharem ideias e serem francos sobre o andamento do trabalho. Igualmente, ao saber se comunicar positivamente, os gerentes conseguem orientar melhor os funcionários e ajudá-los a aprender e crescer com a empresa.

Um das maneiras de treinar essa comunicação aberta e construir o espírito de equipe pode ser feito através de reuniões semanais realizadas no escritório. Uma interação face a face permite que as ideias fluam com mais naturalidade.

Os problemas passam a serem vistos, enfim, como quebra-cabeças interessantes de se revolver junto com os colegas. Além disso, em um ambiente de comunicação aberta, é mais fácil reconhecer, discutir e resolver os conflitos antes que a tensão cresça e a situação piore.

Saúde Mental

Um resultado da comunicação aberta e do espírito de equipe é a consolidação de relacionamentos positivos entre empregadores, gerentes e colegas de trabalho. Isso reflete, portanto, na saúde física e mental de todos.

São criadas redes de apoio no ambiente de trabalho, caracterizadas, por exemplo, por empatia, consideração mútua, apreciação e compreensão.

Consequentemente, funcionários em um ambiente de trabalho com essas características sofrem menos problemas de saúde que se relacionam ao trabalho, e se mostram mais empenhados no desenvolvimento da empresa.

Ambientes de trabalho negativos trazem sintomas físicos e emocionais reais em seus funcionários. Podem levar até mesmo a doenças sérias como, por exemplo, depressão, doenças cardíacas e outras doenças relacionadas ao estresse.

Conclusão

Quando seus funcionários estão felizes, satisfeitos e engajados, é muito mais provável que façam o seu melhor trabalho. Em suma, um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e criativo é o que retém os funcionários em longo prazo e os motiva a trabalhar mais.

Deixe um comentário